INÍCIO

segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

DENÚNCIA: PREFEITURA NÃO ESTÁ REPASSANDO AOS BANCOS AS PARCELAS DOS EMPRÉSTIMOS CONSIGNADOS DE SERVIDORES


Instigados por diversas denúncias recebidas de servidores municipais a respeito de irregularidades no repasse dos pagamentos de parcelas de empréstimos consignados, os vereadores da bancada de oposição em Tuparetama - Plécio Galvão, Orlando Ferreira, Evaldo Davi e Danilo Augusto - estiveram reunidos hoje, 20/01 com os gerentes das Agências do Banco do Brasil, SICOOB e CAIXA em São José do Egito para se certificarem do assunto. 

Servidores que tentam renovar as operações de empréstimo consignado não conseguem. O motivo do impedimento é que estão com o nome sujo pelo fato de que os valores descontados nos seus contracheques de servidores não estão sendo repassados pela Prefeitura aos bancos. 

Segundo os vereadores apuraram, o débito já é de aproximadamente 500 mil reais, referente a 5 meses de atraso no Banco do Brasil. Só que a dívida também ocorre em outros bancos e somada ultrapassa os 600 mil reais. 

“Ao atrasar o repasse em todas as agências, a Prefeitura não só comete uma irregularidade gravíssima como também causa constrangimentos ao servidor que está recebendo cartas de cobrança, sem culpa, pois o valor da parcela já foi retirado do seu salário” explicam os vereadores. “E ele ainda poderá sofrer um segundo desconto da parcela do seu empréstimo consignado, sendo duplamente penalizado no seu bolso em decorrência desse comportamento danoso e ilegal do atual gestor do município”, ressaltaram os vereadores. 

Em atenção aos servidores que os tem procurado, os vereadores de oposição no município cientes do seu papel de defensores dos funcionários públicos municipais já comunicaram o fato ao Ministério Público solicitando a abertura de inquérito para devida apuração. 

Na sessão extraordinária marcada para a próxima quarta-feira (23/01) será apresentado o pedido de abertura de uma CPI - Comissão Parlamentar de Inquérito - com o objetivo de apurar as irregularidades e garantir que os funcionários sejam respeitados e que as parcelas de seus empréstimos, descontadas em seus salários, sejam devidamente repassadas às agências bancárias. 

Para conhecimento da população os vereadores divulgaram cópia de e-mail enviado ao prefeito de Tuparetama pelo Banco Santander onde repasses estão em atrasos:


“Vale destacar que não há nenhuma notícia sobre o dinheiro descontado no contracheque dos servidores e não repassados, além desse “desaparecimento do dinheiro” outra consequência da atitude ilegal é a suspensão por parte do Banco do Brasil do contrato que permitia aos servidores realizarem ou renovarem seus empréstimos” afirmam os vereadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário