INÍCIO

quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

TRIBUNAL DE CONTAS DIZ QUE PREFEITURA DE TUPARETAMA É INEFICIENTE

Foto da Internet


TRIBUNAL DE CONTAS DIZ QUE PREFEITURA DE TUPARETAMA É INEFICIENTE

O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco divulgou o resultado da apuração do Índice de Efetividade da Gestão Municipal – IEGM, que avalia a efetividade da gestão administrativa das prefeituras.

O índice é composto por sete indicadores englobando as áreas da Educação, Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal, Meio Ambiente, Proteção das Cidades e Governança da Tecnologia da Informação.

O Índice de Efetividade da Gestão Municipal – IEGM  também é composto por cinco faixas de resultados: A (Altamente efetiva), B+ (Muito efetiva), B (Efetiva), C+ (Em fase de adequação) e C ( Baixo nível de adequação). Elas são definidas em função da consolidação das notas obtidas nos indicadores.

Dos 184 municípios pernambucanos, 159 responderam aos sete questionários que compõem o índice, 23 responderam parcialmente ao  Índice de Efetividade da Gestão Municipal – IEGM.

Os municípios de Jurema e Quipapá não responderam a qualquer dos indicadores.

Os dados dos municípios que compõem o índice são baseados exclusivamente em levantamentos e informações prestadas pelos próprios gestores municipais e não foram auditados pelo Tribunal de Contas do Estado.

A coleta é feita anualmente por meio de questionários eletrônicos, utilizando-se informações do exercício anterior. Os dados foram enviados ao Instituto Rui Barbosa que, em parceria com o Tribunal de Contas do Maranhão realizou os cálculos e divulgou nacionalmente o resultado.

O índice permite acompanhar, ao longo das gestões, se a visão e objetivos estratégicos dos municípios estão sendo alcançados de forma efetiva. Também pode ser utilizado como insumo para as análises das contas públicas, sem perder o foco do planejamento em relação às necessidades da sociedade.

O TCE irá adotar as providências cabíveis junto às prefeituras que não atenderam na íntegra o que determina a Resolução 18/2017.
O município de Tuparetama ficou entre os municípios com baixo nível de adequação.

O PIOR DO PAJEÚ: Esta semana o blog Mais Tuparetama divulgou matéria onde o tribunal coloca Tuparetama como pior município do Pajeú na aplicação dos recursos com folha de pessoal.

Há muito tempo os Vereadores de Oposição (Danilo, Plécio, Orlando e Priscila) informam a população da ineficiência da atual gestão.



Há poucos dias o prefeito aparece em revista como exemplo de gestão, porém, o Tribunal de Contas baseado nas informações enviadas pelo próprio prefeito diz o contrário.


Nenhum comentário:

Postar um comentário