INÍCIO

terça-feira, 21 de abril de 2020

NOTA DE ESCLARECIMENTO DA BANCADA DE OPOSIÇÃO

NOTA DA BANCADA DE OPOSIÇÃO

Diante da triste situação que assola nosso país e o mundo, nos deparamos nos últimos dias com exposições de pensamentos que tentam distorcer a realidade dos fatos. São declarações e postagens nas redes sociais carregadas de ódio, que tentam desviar o foco do real problema e desviar o debate para a periferia do problema.

O foco deve ser a triste situação de cidadãos do nosso município que infelizmente não possuem vínculos sanguíneos com quem está no poder e por isso penam por abandono.
A oposição ao governo do município tem se mantido firme no seu papel de ouvidos, olhos e voz do Povo, fiscalizando e cobrando a responsabilidade da gestão nesta hora de crise e temor.  No propósito de cobrar ações em favor daqueles que têm tão pouco para sobreviver, nós temos oferecido inúmeras sugestões, de modo a otimizar e que sejam corretamente utilizados os recursos financeiros disponibilizados
mensalmente aos cofres públicos. São verbas públicas que podem e devem ser utilizadas para amenizar as necessidades de nossa população.

Em um momento tão crítico, no qual o embate político deveria ser o menor dos problemas, infelizmente algumas coisas devem ser esclarecidas:

1. Todos os recursos recebidos e utilizados pela Câmara Municipal de Vereadores de Tuparetama-PE são devidamente expostos no Portal da Transparência, aberto a consulta pública no site do órgão.

2. Quanto ao Portal da Transparência da Prefeitura Municipal de Tuparetama-PE  este sim é desatualizado e pouco funcionou desde do início gestão até os dias atuais,  dificultando a fiscalização por parte dos cidadãos e pela Câmara Municipal.  Como foi utilizada a cifra estimada de mais de 76 milhões que a Prefeitura recebeu até 2019?

3. Consideramos uma "cortina de fumaça" a apelidada redução salarial do prefeito do município, tão amplamente divulgada nas redes sociais um dia antes da reunião que demitiu centenas de pais e mães de família.  Está claro que o seu intuito era tão somente desviar a atenção de alguns para o ato malvado e ingrato com quem lhe colocou na cadeira de Prefeito.

4. Falando em redução dos gastos em situação tão lamentável, como o cargo exige e assim se faz o exercício da democracia, que nada mais é do que distribuir os recursos da melhor maneira possível para benefício do povo. Muito mais humano seria não demitir funcionários contratados neste momento tão difícil para as famílias e, por exemplo,  interromper o aluguel da caminhonete S10 ano 2019, placa PEA 5925, contratada por quase 200 mil reais.  Este veiculo está “alugado” pela prefeitura há quase 2 anos sem que ninguém saiba explicar a serventia da mesma. Aliás, sabe-se que ela se encontra devidamente “guardada” na Chácara do senhor prefeito.
5. Os ofícios encaminhados até o momento ao prefeito  pelos vereadores de Oposição cobram a implantação de medidas lógicas, executadas por quase a totalidade dos municípios do Pajeú, sem a necessidade de cobranças ou insistência por parte dos legisladores dos respectivos municípios, o que não é o caso de Tuparetama:
• Aqui temos insistentemente cobrado a implantação de barreiras sanitárias - algo que deve ser feito diariamente  - e sabe-se que aconteceu apenas 3 vezes.
• A desinfecção de ruas, ambulâncias e prédios de considerável movimentação popular ainda não foi realizada.
• A solicitação de vagas no Comitê Municipal de Ações de Combate ao COVID-19, para membros da Câmara acompanharem e colaborarem nos trabalhos,  até hoje nunca foram disponibilizadas, impedindo assim que os vereadores vejam de perto se as ações estão acontecendo e se o citado Comitê existe na prática ou apenas na costumeira “falácia”.
• Solicitamos que os servidores municipais que estão no grupo de risco sejam dispensados com remuneração e alguns ainda estão atendendo escalas e prestando expediente, colocando suas vidas em risco.
• A distribuição de kits da merenda escolar e material de limpeza para estudantes de famílias de baixa renda foi uma das medidas que mais gerou inquietação ao prefeito do município, não tendo este dado a devida atenção, gerando reclamações da população e motivando uma recomendação do Ministério Público para  que se inicie a imediatsa distribuição de alimentos de forma criteriosa sem buscar auto-promoção política.
• O governo municipal também descumpre a recomendação da Promotoria de Justiça quanto a publicação do uso da verba recebida pela Prefeitura para gastar somente com as ações de combate ao Coronavírus. Sabemos que dinheiro chegou aos cofres do município e continua chegando, mas seu destino é desconhecido pelo povo e dos vereadores, representantes do Povo.

             Reconhecemos que o momento é de união e dedicação exclusiva de ações no combate a este mal que já está presente em nosso município, mas torna-se necessária esta Nota considerando as insinuações e mentiras que partem de um membro dessa família que atualmente (des)governa o município.
Em respeito à Verdade, trazemos estes esclarecimentos cientes da nossa responsabilidade e das nossas ações enquanto bancada, em benefício da população, a exemplo dos 500 mil reais de emenda que conseguimos através dos nossos deputados e que já está empenhada pelo Ministério da Saúde para ajudar a Saúde do município de Tuparetama.
Aconselhamos que a “família”  faça sua parte e solicite pelo menos uma doação da empresa que realiza as festas do município com os caros contratos de artistas e aluguéis de palco, som, iluminação e outros ganhos durante o período de 2017 a 2020.  Quem tanto “lucrou” com os cofres da Prefeitura tem mais do que a obrigação de devolver uma parte desse dinheiro  para ajudar na aquisição de máscaras ou até mesmo EPI para os servidores da saúde, garis e o coveiro do nosso município.
 Sabemos que os que instigam seus partidários para nos agredirem são sabedores do papel do vereador, que não é executar nem doar salários ao prefeito, pois ele já recebe milhões para agir nesse momento em defesa da população. Sendo assim, contem com nossa contribuição através do nosso dever como Poder Legislativo e tenham certeza que continuaremos fazendo:  a fiscalização, cobrança e sugestões de ações em favor das famílias de Tuparetama, trabalhadores, estudantes, crianças, jovens, idosos e servidores municipais.

Bancada de Oposição de Tuparetama-PE

Um comentário:

  1. governo Federal mandou dinheiro para os governadores e Prefeitos. No início da pandemia.e agora a a União só encontra superfaturamento.e mercadorias hospitalares escondidas em galpões.respiradores tudo lacrado. O poscovd19 vai ter muitas prisões.e procura de candidatos para última hora.

    ResponderExcluir