INÍCIO

sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

REUNIÃO DOS VEREADORES COM OS DESPORTISTAS DA CIDADE DE TUPARETAMA







Na noite desta quinta-feira (19/01), os vereadores de Tuparetama se reuniram com os desportistas dos mais diversos segmentos do município.
Estiveram presentes na reunião somente os vereadores da oposição (Danilo Augusto, Plécio, Vandinha da Saúde e Orlando da Cacimbinha), a vereadora Priscilla Filó estava realizando exames de pré-natal e  não pode comparecer, como também o vereador da situação, Valmir Tunú, que justificou sua ausência por motivos de doença, os dois sentiram muito não estarem presentes.
Também estiveram presentes o presidente da Liga Desportiva, Ivaí Cavalcante, o renomado Professor Antônio Carlos, os representantes de times de futebol, Galego e Sales, Galego do Vôlei,  Mauro Bernardo e  Carlinhos, representando os veteranos, pastor Jailson, representando o atletismo,  entre outros.
Iniciou-se a reunião com a exposição do Presidente da Casa Legislativa, Danilo Augusto, falando da incomensurável importância do esporte para a sociedade e que Tuparetama, hoje, conta com uma infraestrutura para a realização de práticas desportivas, como por exemplo, 07 campos de futebol na zona rural, 02 campos no perímetro urbano, diversas quadras, mas, embora exista essa estrutura, é evidente, relata o presidente da Câmara, que é necessário uma atenção maior voltada ao esporte e que a Câmara lutaria por isso.
Quando aberto as discussões, onde o desportista pôde relatar seus anseios, as reclamações foram muitas e muitas delas se repetiram por diversas vezes e por diversas pessoas, como por exemplo,  a questão do Ginásio de Esportes, que tem sido usado como ponto de consumo de drogas e que o local está abandonado. 
Segundo os desportistas, o Ginásio está constantemente aberto, não há guarda, o que facilita o uso do local para a prática de ilícitos. 
Segundo os presentes, em diversas vezes ocorreram roubos e furtos no local, o que causa insegurança e perigo aos que realmente querem utilizar o local para o que se destina, a prática de esportes.
O professor Antônio Carlos, em brilhante fala, diz que o ginásio de esportes não é somente um local de práticas esportivas, mas também, um centro Poli educacional, pois várias escolas o utilizam para suas aulas, o que aumenta a responsabilidade por parte da administração pública.
Também se falou do Estádio Josias Pessoa, pedindo-se que fosse dado maior importância ao local e  que está precisando passar por diversas reformas.
Pediu-se que os vereadores estivessem cobrando do executivo um apoio mais eficiente ao esporte em geral, não só o futebol, como a criação de uma quadra de areia, com alambrado para a prática do voleibol, uma atenção maior a pelo menos quatro modalidades.
O vereador Plécio, que em sua campanha, levantou a bandeira do esporte e que foi chamado na reunião de representante dos desportistas na Câmara de Vereadores, disse que estará lutando pela categoria e junto com a bancada de oposição estará enviando projetos ao executivo, como também fiscalizando as suas ações referentes ao esporte. 
Lamentou-se, por parte de todos os presentes, a ausência do atual Diretor de Esportes, Carlinhos, pois sua presença era de grande importância, não só para ouvir a categoria com a qual trabalhará, mas para expor seus projetos e as eventuais soluções as demandas apresentadas, mas infelizmente, por motivo desconhecido, não pôde está presente. 
O Presidente da Liga Desportiva, Ivaí Cavalcante, trouxe um projeto a ser apresentado ao Diretor de Esporte, o que, segundo o próprio Ivaí, será apresentado em uma próxima oportunidade.
Diante das questões apresentadas, os vereadores se propuseram a está visitando o Ginásio de Esportes, solicitando ao poder executivo a presenta de guardas no local, as 24 horas do dia, além da reforma e da limpeza pedida. 
Também será proposto, como foi pedido pelos desportistas, que o Diretor de Esportes tenha uma sala ginásio, o que fará que o local se torne mais seguro.
Também estarão, os vereadores, visitando o Estádio Josias Pessoa, fazendo o levantamento de sua situação para poder cobrar do poder executivo as melhorias devidas.
Por fim, o professor Antonio Carlos pede ao poder legislativo uma atenção aos alunos do fundamental 1, o que, conforme expôs o Vereador Danilo Augusto, estará junto com a bancada de oposição, estudando a elaboração de um projeto de lei que beneficie estes alunos com as aulas de Educação Física, pois, todos sabemos que a prática de esportes tem sido ao longo dos tempos uma grande arma da sociedade contra a ociosidade, a criminalidade e os vício em drogas (lícitas e ilícitas).



Danilo Augusto, Presidente da Câmara de Vereadores disse que "o esporte possui um grande potencial de socializar indivíduos das mais diferentes classes, religiões, gêneros, entre tantas outras diferenças presentes na nossa sociedade. Através de uma partida de futebol , por exemplo, pessoas se relacionam, fortalecem amizades, criam vínculos mesmo sem nunca terem se visto. A importância da prática esportiva em nossa sociedade vai além dos benefícios na saúde física do homem enquanto indivíduo na sociedade, mas também para uma sociedade sadia.

O Vereador Plécio, representante dos desportistas na Câmara de Vereadores, relembra sua infância e diz que "desde garoto pratica esporte e por isso guarda grande carinho ao segmento esportivo". 
É quase que incalculável o benefício que o esporte proporciona à sociedade. A inclusão social e os inúmeros benefícios que as atividades físicas trazem à saúde humana são alguns itens que fazem com que o esporte tenha um importante papel perante a sociedade.
No momento em que a violência tornou-se banal na sociedade em geral, o esporte cumpre uma importante função de inclusão social. Ao tirar crianças e adolescentes das ruas, ele ajuda na prevenção e no combate às drogas e à violência, contribuindo para a promoção da segurança pública.

A vereadora, Vandinha da Sáude relata a experiência positiva com o projeto "Bem Viver", implantado no município de Tuparetama quando a mesma era a Secretária de Saúde do Município. Segundo a vereadora, " o apoio por parte dela foi muito gratificante e que, embora não possa fazer tudo, mas o que estiver ao seu alcance, fará, para que o esporte cresça ainda mais em nosso município".
Diante dos fatos mencionados, diz a vereadora Vandinha: "somos obrigados a crer que o esporte contribui para melhoria na saúde das pessoas e na inclusão social. Logo, as autoridades deste município devem investir forte no esporte não somente nas escolas, mas também no ginásio, nos campos, nas quadras e nas ruas. Portanto, é questão de grande importância e a Câmara de Vereadores, através do grupo de oposição não ficará omisso diante das dificuldades e diante dos obstáculos".

O vereador, Orlando da Cacimbinha diz que "mesmo estando ainda de recesso, nós, vereadores da oposição, sabemos da importância dessas reuniões. E que, a partir delas, podermos traçar grandes projetos para o bem do cidadão de Tuparetama". Lamento, diz o vereador que o Diretor de esportes não esteja presente, mas, os principais interessados estão, que são os desportistas.
Sabemos, diz Orlando, que é  essencial ao executivo, ao legislativo, a sociedade em geral,  estimular a prática do esporte na população. Comprovado o seu poder de transformação na luta por uma  inclusão social, ele deve ser adotado como forma de melhorar a convivência na sociedade e na promoção da paz social, o que, consequentemente, diminuirá o índice de criminalidade em nosso município.

O Diretor da Liga Desportiva, Ivaí Cavalcante fala das contribuições dadas ao esporte, não só na época de Diretor de Esporte, depois, vice-prefeito do município, mas principalmente, como amante da prática desportiva. 
Relata, o Professor Ivaí, as dificuldades que existem, em um município de pequeno porte para suprir as inúmeras necessidades que existe, mas também diz que, com a união de todos, estas mesmas dificuldades podem ser superadas.
Lamenta não está presente o Diretor de Esporte, pois gostaria de entregar direto em suas mãos um projeto de melhoria do Estádio Luciano Chalega, mas em outra oportunidade estará o fazendo.


Finaliza o Presidente da Câmara de Vereadores dizendo que "cada esporte possui suas particularidades que envolvem as pessoas e as fazem optar por qual praticar, mas, todos eles levam a mesma finalidade, o bem, seja do indivíduo, seja da sociedade, portanto, é compromisso desta casa, diz ainda o vereador Danilo, o empenho na busca de soluções a todos os problemas aqui apresentados e no incentivo a prática desportiva em nosso município". Afirma que todas as demandas serão apresentadas ao poder executivo e que os  vereadores  estarão fiscalizando e atuando de forma eficiente para a melhoria deste tão importante tema. 
Pois, finaliza Danilo Augusto, "nós somos a voz do povo"!





Nenhum comentário:

Postar um comentário